Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a capital e o Estado do Pará, defendendo a escolha desafiadora de trazer a COP30 para o ‘coração da Amazônia
Diante da plenária lotada na abertura oficial da COP30, no Parque da Cidade, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a capital e o Estado do Pará, defendendo a escolha desafiadora de trazer a COP30 para o ‘coração da Amazônia’. Ele ainda parabenizou o Governador Helder Barbalho pela preparação da capital para sediar a conferência. “Vocês, que vieram de outros países para participar dessa convenção, por favor, prestem muita atenção porque vocês vão participar de um evento em um estado que tem um povo maravilhoso, muito educado e que vai cuidar de vocês, aqui nessa cidade, como vocês jamais foram cuidados”, disse, dirigindo-se à plenária.
“Eu quero agradecer à minha equipe da Casa Civil e ao Governador Helder Barbalho pela realização dessa proeza de fazer a COP no coração da Amazônia, no Estado do Pará e na cidade de Belém. Tirem proveito dessa cidade, tirem proveito da alegria, tirem proveito da beleza e do charme, do carinho e do amor de homens e mulheres que vão receber vocês”.
Mais do que a alegria e a receptividade do povo paraense, o presidente ainda destacou a culinária local. “Sobretudo, tirem proveito da culinária do Pará. Aqui vocês vão comer comidas que vocês não comeram em lugar nenhum do mundo, talvez o melhor peixe, e não se esqueçam de comer a maniçoba”, recomendou, antes de reforçar o grande desafio que é fazer um evento como a COP na Amazônia.
“Seria mais fácil fazer a COP em uma cidade que não tivesse problemas, mas nós resolvemos aceitar o desafio de fazer a COP em um estado da Amazônia para mostrar que quando se tem disposição política, quando se tem vontade e quando se tem compromisso com a verdade, a gente prova que não tem nada que seja impossível”.
Fonte: Diário do Pará
Link: https://diariodopara.com.br/cop/lula-exalta-o-para-e-o-seu-povo-durante-plenaria-de-abertura-da-cop30/